Exposição: Marc Ferrez - Quando a foto é testemunha da História

O século XIX foi um período de muitas mudanças no mundo e do crescimento dos registros visuais, por meio de expressões artísticas que procuravam captar o movimento e também da popularização ainda tímida das fotografias.

No Brasil, vivíamos o último século da escravidão e um crescente embate entre os fazendeiros escravistas e o Movimento Abolicionista.

Como esse nosso passado escravista foi registrado? Com muitos documentos escritos: matérias de jornais, cartas, leis, documentos das nossas instituições, livros. Mas e a parte visual?

Alguns gravuristas estudaram nossas paisagens e os tipos de pessoas que aqui viveram e realizaram registros em desenhos de diferentes modos, pintores também colocaram em suas telas a visão que tinham daquela realidade, mas são poucas as fotos do período, principalmente as fotos que registraram a rotina do trabalho escravizado e a vida no interior das propriedades escravistas.

Com este viés da raridade, analisaremos as fotografias que Marc Ferrez tirou na década de 1880 dentro de fazendas cafeeiras.

📌Atividade:

Biblioteca
Exposição

📍Onde:

Fábrica de Cultura Parque Belém

🗓Quando: