Fábrica de Cultura Parque Belém

Atividade de Jogo: Caça ao Tesouro da Biblio

📌Atividade:

Biblioteca

No Dia Nacional da Biblioteca, a equipe da Bibliotech convida todos a explorarem o acervo de livros por meio de uma caça ao tesouro. O “tesouro” serão livros dispostos pelo acervo com uma marca em comum e todos exaltarão autores nordestinos ou sua cultura, incluindo obras como “O Santo e A Porca” e “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, entre outros. Após a caça, realizaremos uma conversa com os convidados para discutir essas pessoas e suas histórias.

 

*Atividade Gratuita!

🗓Quando:

📍Onde:

Fábrica de Cultura Parque Belém

Contação de História: Cantando por esse país com Luiz Gonzaga

📌Atividade:

Biblioteca

A equipe da Bibliotech da Fábrica de Cultura Parque Belém realizará uma contação de história com muita música e elementos teatrais para contar a trajetória de Luiz Gonzaga, rei do baião, que cantou tantas narrativas do povo brasileiro, em especial, do povo nordestino. Sua música e sua trajetória de vida nos proporciona um resgate de nossa história coletiva, da fundamental importância do povo nordestino na construção do país e na formação da cultura brasileira.

🗓Quando:

📍Onde:

Fábrica de Cultura Parque Belém

📌Atividade:

Biblioteca

Anastácia é um dos principais nomes do forró, ao lado de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Compositora e cantora, é autora de mais de 600 canções, sendo 250 delas ao lado de seu companheiro ao longo de doze anos, Dominguinhos. Na década de sessenta, os três saíram em turnê pelo nordeste e foi aí que Anastácia conta que descobriu sua verdadeira vocação, a de ser forrozeira. Entre suas composições estão “Eu só quero um xodó”, “Tenho sede”, “Sanfona sentida” e “Contrato de separação”.

🗓Quando:

📍Onde:

Fábrica de Cultura Parque Belém

📌Atividade:

Outros

A trilha de curta duração "Explorando o Corpo e as Emoções: Oficina de Dança Contemporânea e Inteligência Emocional" é uma experiência de seis encontros presenciais que promove o autodescobrimento e consciência emocional por meio da dança contemporânea. Essa trilha oferece uma oportunidade envolvente para todas as idades a partir de 14 anos, integrando movimento, expressão corporal e a compreensão teórica e prática das emoções.

🗓Quando:

📍Onde:

Fábrica de Cultura Parque Belém

📌Atividade:

Outros

Essa trilha de curta duração terá encontros práticos e teóricos que contribuam para uma prática saudável de alongamento, com foco em aumento da mobilidade articular. O ganho de flexibilidade é um objetivo constante na prática circense, mas sem um bom conhecimento das estruturas ósseas, ligamentos e tendões, o risco de uma lesão é grande. Abordaremos o estudo e a prática de sequências de movimento, sua relação com o fluxo da respiração e como ele pode contribuir para um trabalho corporal consciente, que seja o ponto de partida de uma prática voltada para o aumento de mobilidade.

🗓Quando:

📍Onde:

Fábrica de Cultura Parque Belém

Trilha de Curta Duração: Composição da Canção II

📌Atividade:

Outros

A 2ª edição da trilha de curta duração "Composição da Canção", prevê que o processo criativo que antes fora passo a passo construído junto e simultaneamente às orientações da educadora, resultando numa única canção coletiva e inédita, seja desta vez, privilegiado por processos autônomos de cada participante. Todo procedimento coletivo terá como prioridade ferramentalizar o aprendiz para construir a sua própria canção autoral e gravá-la em um estúdio virtual online.

🗓Quando:

📍Onde:

Fábrica de Cultura Parque Belém