Exposição "200 DO 7”
“Mercado Municipal Paulistano” - 27 de junho a 24 de julho, 2026
O Ministério da Cultura, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e o Catavento Cultural e Educacional, por meio das Fábricas de Cultura em parceria com o Mercado Municipal Paulistano, apresentam a exposição “200 do 7”.
A mostra propõe uma releitura contemporânea da icônica obra “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, convidando o público a revisitar um dos marcos visuais da história do Brasil a partir da linguagem urbana do grafitti. Ao todo, são 11 telas que traduzem, sob diferentes perspectivas estéticas e narrativas, novos olhares sobre o imaginário da Independência.
Os artistas Sow, P.P. Silva, Mel Zabunov, Chuck, Pneu, Rodrigo, Preto TNA, Vinil Colante, Negana, A Fôlego e Liz são responsáveis por transportar a potência expressiva do grafitti — tradicionalmente presente nos muros da cidade — para o suporte da tela, incorporando suas vivências, referências culturais e trajetórias artísticas às obras. Cada releitura apresenta uma interpretação singular, estabelecendo um diálogo entre o clássico e o contemporâneo, entre a pintura histórica e a arte urbana.
“200 do 7” reafirma o grafitti como linguagem artística legítima e potente, capaz de provocar reflexão, ampliar narrativas e aproximar diferentes públicos da história e da arte brasileira. A exposição convida os visitantes a uma experiência sensível e crítica, em que passado e presente se encontram por meio da criação artística.
Instagram Grafiteiros:
@sow84 | @paulo.pedrodasilva.37 | @mel.zabunov | @cleberoliveira1981 | @tiagof113 | @rograffitioficial | @pretotna | @vinilcolante | @negana | @afolego | @arte.liz_
📅 Data: 27 de junho a 24 de julho
📍 Local: Mercado Municipal Paulistano
🎟️ Entrada gratuita
@mercadaospoficial
@culturasp
