Programação em Homenagem à Rainha do Rock Rita Lee

Publicado em

Ilustração da Rita Lee e letras brancas

Equipamento: Fábrica de Cultura Capão Redondo

1. Agora só Falta Você: Uma “femenagem” a Rita Lee - Com Equipe Da Biblioteca

Breve descrição: Rita Lee Jones de Carvalho foi uma cantora, compositora, multi-instrumentista atriz, escritora e ativista brasileira. É conhecida como a "Rainha do rock brasileiro”.  Nesta atividade, as mulheres da equipe da biblioteca farão uma “femenagem” a ela com uma roda de conversa e cantoria sobre esse ícone da música brasileira.

Data (s): 22 de junho. Das 14h às 15h Local: Biblioteca

 

2. Laura Finocchiaro - Ideias e Sons Especial Rita Lee no Estúdios

Breve descrição: Não perca esta homenagem a Rita Lee, feita pela cantora, compositora, guitarrista e produtora musical Laura Finocchiaro. Acompanhada por Ricardo Pinoti na bateria e Gilberto Oliveira na guitarra synth e solo, Laura canta e toca guitarra para homenagear a artista que inspirou sua carreira e que fortaleceu seus passos ao longo de sua trajetória musical, assim como foi inspiração artística e de liberdade para mulheres de todo o país.

Data (s):16 de junho às 16h | Transmissão: Youtube: @fabricadeculturasp

 

Equipamento: Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes

1.  Atividade Literária: Desculpe o auê

Breve descrição: Rita Lee Jones nos deixou em maio de 2023, encerrando assim seu reinado em vida como rainha do rock brasileiro. A equipe da Bibliotech, através de um bate- papo, apresentará a vida e obra dessa artista que tanto nos inspira. Tendo como base seu livro: “Rita Lee: uma autobiografia” e o material disponível no link: https://www.ebiografia.com/rita_lee/, serão abordadas histórias, curiosidades e trajetória de sua vida pessoal, que foi intensa e única. 

Data(s): 01 de Junho às 11h e 23 de Junho às 15h  | Local: Bibliotech (Presencial)

 

2. Trilha de Curta Duração: Cante e Toque Rita Lee 

 Breve descrição: Nesta Trilha de Curta Duração, os participantes conhecerão a história da Rita Lee na música brasileira e seu percurso artístico, e a partir da imersão em sua obra a trilha de curta duração proporá um desenvolvimento da percepção auditiva, técnicas em variados instrumentos tendo o acompanhamento do canto, e o estudo de solos.

Data (s): 05 de Junho a 07 de Junho das14h às 17h – Trilha de Curta Duração (OBS: Para esse curso é necessário realizar matrícula).

Local: Fábrica de Cultura (Presencial) | Inscrições: Clique Aqui 

 

3.  Contação de História: Dr. Alex

Breve descrição: Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (05/06), a Bibliotech fará uma contação de história inspirada no livro: “Dr. Alex”, da cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora e escritora brasileira Rita Lee, que nos deixou em maio de 2023. O livro conta a saga de um cientista alemão defensor dos animais que se transforma em um ratinho para se livrar de um grupo de malvados que não respeita bichos e nem o meio ambiente. A autora – que desde sempre lutou pela causa animal e ambiental – lançou a série entre 1986 e 1992. Completam a coleção: “Dr. Alex e os Reis de Angra”, “Dr. Alex na Amazônia” e “Dr. Alex e o Phantom”.

Data(s): 06 de Junho às 15h e 14 de Junho às 11h  | Local: Bibliotech (Presencial)

 

4.  Grafites em Tela “Homenagem a Rita Lee”

Breve descrição: Grafiteiras transformando em telas as composições de maiores sucessos de Rita Lee.

Grafiteira: Ana Kia - Música: Mania de Você.

Em homenagem a Rita Lee, a equipe de difusão, reuniram 15 grafiteiras que tiveram como inspiração alguns dos maiores sucessos musicais da carreira da cantora. As grafiteiras, responsáveis por transpor as técnicas do graffiti, suas experiências e seu repertório cultural do muro para essas telas, foram: A Folego, Zerlô, Ana Kia, Nuvem, Bruxa, Nany Dias, ray, Fixxa, Jae Alves, Negana, Faty, Tia Bob, Anjinha, Rizka e Laís da Lama. Por questão de localidade das grafiteiras, a atividade não será executada em todas as unidades. 

Data(s): 06 de Junho das 09h às 13h | Divulgação/transmissão: (Instagram local @fabricadeculturact)

 

5. Contação de História: É cor de rosa choque 

 Breve descrição: Nesta atividade a equipe da Bibliotech irá fazer um tributo à grande artista Rita Lee. Com franqueza e honestidade, marcas registradas de sua escrita, ela pariu um livro autobiográfico que é “Rita Lee: outra autobiografia”. Ao nos entregar este livro, Rita é tomada de uma coragem que só não é superior ao amor que tem por seu público. Afinal, ela quis contar a ele tudo o que se passou. Viva Rita! 

Data(s): 07 de Junho às 11h e 20 de Junho às 15h   | Divulgação/transmissão: Instagram - @fabricadeculturact (Transmissão ao Vivo)

 

6. Teatro musical “Moça das Flores”

Breve descrição: Peça teatral com as canções de maiores sucessos de Rita Lee.

Release: Manoela é uma florista solitária, ao longo do espetáculo ela conhece pessoas que mudam o seu destino e Manoela também muda a vida de cada um que passa por ela. Um certo dia ela desaparece e a cidade fica à procura da “Moça Das Flores”.

Data(s): 09 de Junho às 14h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturact)

 

7. Tributo a Rita Lee “João e Giselle”

Breve descrição: Apresentação musical dos artistas da comunidade e região em homenagem a Rita Lee.

Data(s): 11 de Junho às 12h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturact)

 

8.  (Re) Criação Musical e a Rainha do Rock  

Breve descrição: Rita Lee foi cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora de televisão, escritora, atriz e ativista brasileira, conhecida como a "Rainha do Rock Brasileiro". Nessa transmissão ao vivo, os aprendizes de música apresentarão uma releitura da canção "Balada do Louco", para homenagear a potência de Rita Lee e manter sua grandiosa obra em movimento.

Data (s): 13 de junho às 15h30  | Divulgação/transmissão: Instagram - @fabricadeculturact (Transmissão ao Vivo)

 

9.  Exibição do documentário: “Um Broto Legal”. Distribuidora Pandora / Diretor: Luiz Aberto Pereira

Breve descrição: Antes de Rita Lee, Celly Campello foi a primeira dama do rock brasileiro. Nesse mês ‘especial Rita Lee”, teremos a oportunidade de conhecer a primeira dama roqueira do rock brasileiro.

Release: No final dos anos 50, a jovem Célia Campello, tem apenas 16 anos e já faz sucesso cantando na rádio da cidade. A artista que, mais tarde, ficou conhecida como Celly Campello, é considerada uma das precursoras do rock and roll no Brasil, com seus hits: “Banho de Lua” e “Estúpido Cúpido”. 

Data(s): 14 de Junho às 10h e às 14h | Local: Teatro (Presencial)

 

10.  Tiradentes Canta Rita Lee

Breve descrição: Para homenagear uma das maiores cantoras e compositoras da música brasileira, a Trilha de Longa Duração de Canto Coral apresentará releitura da canção: “Minha Vida – In My Life”, interpretada pela genial Rita Lee.

Data(s): 14 de Junho às 19h30   | Divulgação/transmissão: Instagram - @fabricadeculturact (Transmissão ao Vivo)

 

11.  De Ovelha Negra a Só Falta Você

Breve descrição: Em homenagem a lendária cantora e compositora Rita Lee, nesse vídeo, a equipe de educadores contará algumas curiosidades da Rainha do Rock Brasileiro junto a um Medley com as músicas mais marcantes da cantora.

Data(s): 20 de Junho às 15h30  | Divulgação/transmissão: Publicação de vídeo (TV Fábricas de Cultura – Canal do YouTube @tvfabricas)

 

12. Tributo a Rita Lee “Sayuri e Bruno Furquim

Breve descrição: Apresentação musical dos artistas da comunidade e região em homenagem a Rita Lee.

Data(s): 22 de Junho às 10h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturact)

 

13.  Seminário Cultural “Guitarrista Luiz Carlini”

Breve descrição: Guitarrista da Banda Tutti Frutti, gravou seis discos com Rita Lee além de acompanhar grandes nomes do Rock, como: Erasmo Carlos, Rita Lee, Guilherme Arantes, entre outros. No seminário, Carlini irá falar sobre o rock que viu nascer no bairro da Pompeia na casa dos Mutantes, sua consolidação nacional com Rita Lee e seus 70 anos de Rock and Roll.

Data(s): 29 de Junho às 15h30 | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturact)

 

14. Show musical “Rita Lee Cover”

Breve descrição: Release: “RITA LEE 75 ANOS DE ROCK” é um super show com a banda ao vivo e com sete integrantes, onde executam os maiores clássicos de Rita Lee & Roberto de Carvalho passando por uma retrospectiva musical e teatral da carreira da cantora. Durante o show serão apresentadas as réplicas de vários figurinos das épocas que marcaram os grandes sucessos de Rita e que também estiveram recentemente na exposição: “Samsung Rock Exhibition Rita Lee” no MIS, em São Paulo capital, além de grande interação com o público e com os arranjos fiéis aos originais e de shows ao vivo também. Essa banda cover é ASSISTIDA e RECONHECIDA OFICIALMENTE por Rita Lee e Roberto de Carvalho e também o único grupo musical do Brasil que apresenta nos shows e espetáculos as réplicas dos figurinos originais cedidos pela própria rainha do rock. Estes figurinos e réplicas usados por Rita nas suas turnês pelo Brasil e mundo acompanham a execução dos maiores hits da cantora.

Data(s): 30 de Junho das 14h às 16h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturact)

 

15.  A Hora do Desenho - Pintando Ilustrações de Rita Lee

Breve descrição: A equipe de difusão irá disponibilizar para as crianças frequentadoras da Fábrica, materiais para que criem desenhos e pinturas das artes de Rita Lee

Data(s): De Terça a Sexta, ao longo do mês de Junho das 09h às 17h  | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

Equipamento: Fábrica de Cultura Diadema

1. Podcast Podtudo! Podtudo?: Ep.37 Hoje é o Primeiro Dia do Resto da sua Vida - Especial Rita Lee Com Equipe Biblioteca

Breve descrição: Lendas não morrem, e Rita Lee certamente é uma delas! Em homenagem à nossa deusa do Rock o podcastPodTudo! PodTudo? Fará um episódio especial revistando a vida e obra da artista que revolucionou a música brasileira.

Data (s): 23 de junho   | Local: Biblioteca

 

2. Laura Finocchiaro - Ideias e Sons Especial Rita Lee no Estúdios

Breve descrição: Não perca esta homenagem a Rita Lee, feita pela cantora, compositora, guitarrista e produtora musical Laura Finocchiaro. Acompanhada por Ricardo Pinoti na bateria e Gilberto Oliveira na guitarra synth e solo, Laura canta e toca guitarra para homenagear a artista que inspirou sua carreira e que fortaleceu seus passos ao longo de sua trajetória musical, assim como foi inspiração artística e de liberdade para mulheres de todo o país.

Data (s): 16 de junho às 16h  | Transmissão: YouTube: @fabricadeculturasp

 

Equipamento: Fábrica de Cultura Itaim Paulista

1.  Grafites em Tela “Homenagem a Rita Lee”

Breve descrição: Grafiteiras transformando em telas as composições de maiores sucessos de Rita Lee.

Grafiteira: Bruxa - Música: Saúde / Grafiteira: Negana - Música:  Esse Tal de Roque Enrow.

Grafiteira: Nany Dias – Música: Baila Comigo / Grafiteira: Faty - Música: Flagra.

Grafiteira: Jae Alves – Música: Reza / Grafiteira: Tia Bob – Música: Agora só falta você.

Grafiteira: Anjinha – Música: jardins da Babilônia / Grafiteira: Laís da Lama – Música: Banho de Espuma.

Em homenagem a Rita Lee, a equipe de difusão, reuniram 15 grafiteiras que tiveram como inspiração alguns dos maiores sucessos musicais da carreira da cantora. As grafiteiras, responsáveis por transpor as técnicas do graffiti, suas experiências e seu repertório cultural do muro para essas telas, foram: A Folego, Zerlô, Ana Kia, Nuvem, Bruxa, Nany Dias, ray, Fixxa, Jae Alves, Negana, Faty, Tia Bob, Anjinha, Rizka e Laís da Lama. Por questão de localidade das grafiteiras, a atividade não será executada em todas as unidades. 

Data(s): De 06 a 10 de Junho das 09h às 17h | Divulgação/transmissão: (Instagram local @fabricadeculturaitaim)

 

2. Roda de Conversa + Intervenção na Bibliotech: Rita Lee – Padroeira da Liberdade

Breve descrição: Os participantes desta atividade serão convidados a integrar uma roda de conversa sobre a história de Rita Lee, a “padroeira da liberdade”, como gostava de ser chamada. Durante a roda, o público assistirá trechos de apresentações e entrevistas emblemáticas da cantora. A equipe de Bibliotech oferecerá também a experiência de um karaokê com obras da diva. Para embasamento teórico da atividade, foi consultado o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jq4FLXPb1-Y.

Data (s): 08 de junho às 15h | Local: Bibliotech (Presencial)

 

3. Encontro de Leitores: No Mundo de Rita!

Breve descrição: Rita Lee é um dos maiores ícones da música e do rock and roll nacional, acumulando muitos fãs no decorrer de sua carreira com seu jeito irreverente e criativo de ser. A equipe de Bibliotech convida o público para conhecer um pouco de sua história, das músicas e de suas obras publicadas. Atividade embasada no livro: “Rita Lee: Uma Autobiografia”, disponível no acervo físico.

Data (s): 14 de junho às 15h | Divulgação/transmissão: Publicação de vídeo ( YouTube - @tvfabricas)

 

4. Seminário Cultural “Guitarrista Luiz Carlini”

Breve descrição: Guitarrista da Banda Tutti Frutti, gravou seis discos com Rita Lee além de acompanhar grandes nomes do Rock, como: Erasmo Carlos, Rita Lee, Guilherme Arantes, entre outros. No seminário, Carlini irá falar sobre o rock que viu nascer no bairro da Pompeia na casa dos Mutantes, sua consolidação nacional com Rita Lee e seus 70 anos de Rock and Roll.

Data(s): 15 de Junho às 14h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturaitaim)

 

5. Teatro musical “Moça das Flores”

Breve descrição: Peça teatral com as canções de maiores sucessos de Rita Lee.

Release: Manoela é uma florista solitária, ao longo do espetáculo ela conhece pessoas que mudam o seu destino e Manoela também muda a vida de cada um que passa por ela. Um certo dia ela desaparece e a cidade fica à procura da “Moça Das Flores”

Data(s): 16 de Junho às 14h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturaitaim)

 

6.  Tributo a Rita Lee “João e Giselle”

Breve descrição: Apresentação musical dos artistas da comunidade e região em homenagem a Rita Lee.

Data(s): 17 de Junho às 13h30 | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturaitaim)

 

7.  Exibição do documentário: “Um Broto Legal”. Distribuidora Pandora / Diretor: Luiz Aberto Pereira

Breve descrição: Antes de Rita Lee, Celly Campello foi a primeira dama do rock brasileiro. Nesse mês ‘especial Rita Lee”, teremos a oportunidade de conhecer a primeira dama roqueira do rock brasileiro.

Release: No final dos anos 50, a jovem Célia Campello, tem apenas 16 anos e já faz sucesso cantando na rádio da cidade. A artista que, mais tarde, ficou conhecida como Celly Campello, é considerada uma das precursoras do rock and roll no Brasil, com seus hits: “Banho de Lua” e “Estúpido Cúpido”. 

Data(s): 28 de Junho às 14h | Local: Teatro (Presencial)

 

8.  Leitura Pública: Amiga ursa: Uma história triste, mas com final feliz

Breve descrição: Rita Lee em mais uma de suas facetas apresenta “Rita Lee Para Crianças”, em que a roqueira pensou em conscientizar as crianças em relação à preservação da natureza. Nesta atividade, será feita a leitura de um livro presente no acervo da Bibliotech, “Amiga ursa: Uma história triste, mas com final feliz”, o livro conta a história da ursa Rowena, que se chamava Marsha e veio parar no Brasil vítima de tráfico de animais. Durante anos, ela foi maltratada em circos e zoológicos até ser resgatada e ir para o Rancho dos Gnomos, onde vive seu tão aguardado final feliz. Pensando que as crianças podem mudar o planeta, Rita é a vovó Ritinha, umas das personagens da obra e grande protetora dos animais.

Data (s): 29 de junho às 11h | Local: Bibliotech (Presencial)

 

9. Show musical “Rita Lee Cover”

Breve descrição: Release: “RITA LEE 75 ANOS DE ROCK” é um super show com a banda ao vivo e com sete integrantes, onde executam os maiores clássicos de Rita Lee & Roberto de Carvalho passando por uma retrospectiva musical e teatral da carreira da cantora. Durante o show serão apresentadas as réplicas de vários figurinos das épocas que marcaram os grandes sucessos de Rita e que também estiveram recentemente na exposição “Samsung Rock Exhibition Rita Lee” no MIS, em São Paulo capital, além de grande interação com o público e com os arranjos fiéis aos originais e de shows ao vivo também. Essa banda cover é ASSISTIDA e RECONHECIDA OFICIALMENTE por Rita Lee e Roberto de Carvalho e também o único grupo musical do Brasil que apresenta nos shows e espetáculos as réplicas dos figurinos originais cedidos pela própria rainha do rock. Estes figurinos e réplicas usados por Rita nas suas turnês pelo Brasil e mundo acompanham a execução dos maiores hits da cantora

Data(s): 29 de Junho das 14h às 16h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturaitaim)

 

10. Tributo a Rita Lee “Sayuri e Bruno Furquim

Breve descrição: Apresentação musical dos artistas da comunidade e região em homenagem a Rita Lee.

Data(s): 30 de Junho às 14h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturaitaim)

 

11.  A Hora do Desenho - Pintando Ilustrações de Rita Lee

Breve descrição: A equipe de difusão irá disponibilizar para as crianças frequentadoras da Fábrica, materiais para que criem desenhos e pinturas das artes de Rita Lee.

Data(s): De Terça a Sexta, ao longo do mês de Junho das 09h às 17h  | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

Equipamento: Fábrica de Cultura Jardim São Luís

1. A Moda de Rita Lee - Núcleo de Moda

Breve descrição: Estudos livres de Moda são encontros abertos sobre o universo da moda. Neste mês de junho, uma homenagem a Rita Lee, uma grande referência artística musical e na moda, promovendo a oficina "A moda de Rita Lee", que nos convida a prestigiar sua trajetória e a entender sua moda muito mais que uma roupa e sim, como um movimento de identidade e expressão. Criando imaginários, discussões, imagens e símbolos.  A oficina aberta de criação a partir de roupas de brechós recriaremos numa releitura de figurinos icônicos de Rita Lee com entendimento de sua arte e expressão.

Data (s): 30 de junho. Das 18h30 às 21h30

Local: Presencial

 

2. Laura Finocchiaro - Ideias e Sons Especial Rita Lee no Estúdios

Breve descrição: Não perca esta homenagem a Rita Lee, feita pela cantora, compositora, guitarrista e produtora musical Laura Finocchiaro. Acompanhada por Ricardo Pinoti na bateria e Gilberto Oliveira na guitarra synth e solo, Laura canta e toca guitarra para homenagear a artista que inspirou sua carreira e que fortaleceu seus passos ao longo de sua trajetória musical, assim como foi inspiração artística e de liberdade para mulheres de todo o país.

Data (s): 16 de junho às 16h  | Transmissão: Youtube: @fabricadeculturasp

 

Equipamento: Fábrica de Cultura Osasco

1.  Bruxa Amarela” – Vídeo Bordando Rita Lee

Breve descrição: Nesse vídeo vamos fazer um bordado de uma das maiores cantoras do rock nacional que perdemos no mês passado, Rita Lee, com mais de 50 anos de carreira. Nossa homenagem será um bordado especial para lembrarmos dessa figura.

Data (s): 22 de junho  | Local: Biblioteca

 

2. Laura Finocchiaro - Ideias e Sons Especial Rita Lee no Estúdios

Breve descrição: Não perca esta homenagem a Rita Lee, feita pela cantora, compositora, guitarrista e produtora musical Laura Finocchiaro. Acompanhada por Ricardo Pinoti na bateria e Gilberto Oliveira na guitarra synth e solo, Laura canta e toca guitarra para homenagear a artista que inspirou sua carreira e que fortaleceu seus passos ao longo de sua trajetória musical, assim como foi inspiração artística e de liberdade para mulheres de todo o país.

Data (s):16 de junho às 16h  | Transmissão: Youtube: @fabricadeculturasp

 

Equipamento: Fábrica de Cultura Parque Belém

1.  Show musical “Rita Lee Cover”

Breve descrição: Release: “RITA LEE 75 ANOS DE ROCK” é um super show com a banda ao vivo e com sete integrantes, onde executam os maiores clássicos de Rita Lee & Roberto de Carvalho passando por uma retrospectiva musical e teatral da carreira da cantora. Durante o show serão apresentadas as réplicas de vários figurinos das épocas que marcaram os grandes sucessos de Rita e que também estiveram recentemente na exposição “Samsung Rock Exhibition Rita Lee” no MIS, em São Paulo capital, além de grande interação com o público e com os arranjos fiéis aos originais e de shows ao vivo também. Essa banda cover é ASSISTIDA e RECONHECIDA OFICIALMENTE por Rita Lee e Roberto de Carvalho e também o único grupo musical do Brasil que apresenta nos shows e espetáculos as réplicas dos figurinos originais cedidos pela própria rainha do rock. Estes figurinos e réplicas usados por Rita nas suas turnês pelo Brasil e mundo acompanham a execução dos maiores hits da cantora

Data(s): 02 de Junho das 14h às 16h

Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturabelem)

 

2.  Grafites em Tela “Homenagem a Rita Lee”

Breve descrição: Grafiteiras transformando em telas as composições de maiores sucessos de Rita Lee.

Grafiteira: A Folego - Música: Barata Tonta / Grafiteira: Nuvem – Música: Doce Vampiro.

Grafiteira: Zerlô - Música: Santa Rita de Sampa.

Em homenagem a Rita Lee, a equipe de difusão, reuniram 15 grafiteiras que tiveram como inspiração alguns dos maiores sucessos musicais da carreira da cantora. As grafiteiras, responsáveis por transpor as técnicas do graffiti, suas experiências e seu repertório cultural do muro para essas telas, foram: A Folego, Zerlô, Ana Kia, Nuvem, Bruxa, Nany Dias, ray, Fixxa, Jae Alves, Negana, Faty, Tia Bob, Anjinha, Rizka e Laís da Lama. Por questão de localidade das grafiteiras, a atividade não será executada em todas as unidades. 

Data(s): De 03 a 06 de Junho das 09h às 17h

Divulgação/transmissão: (Instagram local @fabricadeculturabelem)

 

3. Seminário Cultural “Guitarrista Luiz Carlini”

Breve descrição: Guitarrista da Banda Tutti Frutti, gravou seis discos com Rita Lee além de acompanhar grandes nomes do Rock, como: Erasmo Carlos, Rita Lee, Guilherme Arantes, entre outros. No seminário, Carlini irá falar sobre o rock que viu nascer no bairro da Pompeia na casa dos Mutantes, sua consolidação nacional com Rita Lee e seus 70 anos de Rock and Roll.

Data(s): 07 de Junho às 15h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturabelem)

 

4.  Contação de História: Amiga Ursa - uma história triste, mas com final feliz

Breve Descrição: Como parte das homenagens à cantora Rita Lee que faleceu no último dia 08 de maio, a Bibliotech da Fábrica de Cultura Parque Belém realizará contação de história inspirada em seu livro: “Amiga Ursa: Uma história triste, mas com final feliz” que conta sobre a trajetória da Ursa Rowena que durante anos foi maltratada em circos e zoológicos até ser resgatada. O livro aborda de forma leve e divertida temas como a preservação do meio ambiente e outros relacionados à biologia e geografia.

Data(s): 07 de Junho às 15h  | Local: Bibliotech (Presencial)

 

5.  Tributo a Rita Lee “João e Giselle”

Breve descrição: Apresentação musical dos artistas da comunidade e região em homenagem a Rita Lee.

Data(s): 11 de junho às 14h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturabelem)

 

6.  Tributo a Rita Lee “Mesa do Rock”

Breve descrição: Apresentação musical do trio Mesa do Rock

Release: O Trio Mesa do Rock já existe há 10 anos, e já rodou bastante por São Paulo e interior da capital, Minas Gerais, e etc. Com muita originalidade e arranjos nas canções que executam, trarão um espetáculo em homenagem a rainha Rita Lee!

Data(s): 15 de Junho das 14h às 15h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturabelem)

 

7.  Roda de Conversa: Rita Releeda

Breve Descrição: A icônica Rita Lee com sua irreverência e humor ácido influenciou e ainda influencia muito a música brasileira. A sempre essencial Rita Lee somou incontáveis hits em discografia cheia de álbuns marcantes. Neste bate-papo a equipe da Bibliotech contará um pouco sobre a trajetória da artista, apresentando algumas capas de discos que foram marcantes para a história da carreira da artista.

Data(s): 17 de Junho às 15h  | Divulgação/transmissão: Publicação de vídeo ( YouTube @tvfabricas)

 

8. Viva Rita (Vídeo homenagem)

Breve Descrição: Esse vídeo é uma homenagem à trajetória da cantora Rita Lee que educadores e aprendizes prepararão com muito carinho. A obra de Rita reverberou nas múltiplas linguagens artísticas da Fábrica de Cultura Parque Belém. Confira!

Data (s): 20 de Junho às 15h | Divulgação/transmissão: Publicação de vídeo (YouTube - @tvfabricas)

 

9. Alô Alô Ritas (Interfaces)

Breve Descrição: Rita Lee, ao longo de seus 60 anos de carreira, construiu um legado gigante na música brasileira, que continuará ecoando na vida de todos nós.  Como homenagem à trajetória desta artista, a comunidade da Fábrica de Cultura Parque Belém construiu uma Interface entre os Ateliês de Percussão, Sopros Metais, Teclado, Violão, Balé e Teatro, mesclando um pot-pourri de algumas das suas canções com performances corporais.

Data(s): 21 de Junho às 15h  | Divulgação/transmissão: Publicação de vídeo (YouTube - @tvfabricas) | Local: Bibliotech (Presencial)

 

10. Exibição do documentário: “Um Broto Legal”. Distribuidora Pandora / Diretor: Luiz Aberto Pereira

Breve descrição: Antes de Rita Lee, Celly Campello foi a primeira dama do rock brasileiro. Nesse mês ‘especial Rita Lee”, teremos a oportunidade de conhecer a primeira dama roqueira do rock brasileiro.

Release: No final dos anos 50, a jovem Célia Campello, tem apenas 16 anos e já faz sucesso cantando na rádio da cidade. A artista que, mais tarde, ficou conhecida como Celly Campello, é considerada uma das precursoras do rock and roll no Brasil, com seus hits: “Banho de Lua” e “Estúpido Cúpido”. 

Data(s): 29 de Junho às 14h | Local: Teatro (Presencial)

 

11. Teatro musical “Moça das Flores”

Breve descrição: Peça teatral com as canções de maiores sucessos de Rita Lee.

Release: Manoela é uma florista solitária, ao longo do espetáculo ela conhece pessoas que mudam o seu destino e Manoela também muda a vida de cada um que passa por ela. Um certo dia ela desaparece e a cidade fica à procura da “Moça Das Flores”.

Data(s): 30 de Junho às 14h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturabelem)

 

12.  Atividade de Jogo: Rita Lee e esse tal de Roque Enrow 

Breve Descrição: Para esta atividade, será promovida uma emocionante sessão de karaokê temática sobre a vida e obra da cantora, e compositora brasileira Rita Lee inspirada pelo livro: “Rita Lee: Uma Autobiografia” vamos explorar suas músicas mais marcantes, conhecendo sua trajetória artística e sua importância para a música brasileira. A equipe de Bibliotech estará presente para mediar à atividade, fornecendo informações sobre a história por trás das canções, estimulando a reflexão sobre as mensagens transmitidas e promovendo uma experiência de aprendizado musical única.

Data (s): 30 de Junho às 15h

 

13.  A Hora do Desenho - Pintando Ilustrações de Rita Lee

Breve descrição: A equipe de difusão irá disponibilizar para as crianças frequentadoras da Fábrica, materiais para que criem desenhos e pinturas das artes de Rita Lee.

Data(s): De terça à sexta, ao longo do mês de junho das 09h às 17h  | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

 

Equipamento: Fábrica de Cultura Sapopemba

 

1.  Teatro musical “Moça das Flores”

Breve descrição: Peça teatral com as canções de maiores sucessos de Rita Lee.

Release: Manoela é uma florista solitária, ao longo do espetáculo ela conhece pessoas que mudam o seu destino e Manoela também muda a vida de cada um que passa por ela. Um certo dia ela desaparece e a cidade fica à procura da “Moça Das Flores”.

Data(s): 01 de Junho às 14h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasapopemba)

 

2. Tributo a Rita Lee - Rock de Quebrada: Banda Rádio Pirata

Breve descrição: Apresentação musical dos artistas da comunidade e região em homenagem a Rita Lee.

Release: A Rádio Pirata, antes conhecida como Pula Fogueira, é uma banda periférica de rock, situada na Zona Leste de São Paulo. À princípio, fora criada para um evento na ETEC Sapopemba, entretanto, as oportunidades pós evento, se tornaram em uma grande demanda. O grupo é composto por; um guitarrista; um baterista; um tecladista e um vocalista.

O enxuto repertório à Rita Lee tem origem à paixão do grupo por Rock Nacional. Por consideração ao legado, fora adicionado algumas de suas composições em nosso conjunto de músicas.

Data(s): 04 de Junho às 13h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasapopemba)

 

3. Contação de História - Amiga Ursa

Breve descrição: Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) a equipe da Bibliotech contará uma história de maneira leve e divertida, que levanta temas como biologia e a importância da preservação do meio ambiente. Você sabe de onde vêm os animais do zoológico e do circo? Essa é a história de Marsha, uma ursinha que veio da Sibéria e foi separada de sua família para trabalhar no circo. Venha conhecer a emocionante história escrita por Rita Lee, em que ela é a Vovó Ritinha, umas das personagens da obra e grande protetora dos animais.

Data(s): 06 de Junho às 15h

Divulgação/transmissão: Publicação de Vídeo (YouTube - @tvfabricas)

 

4. Grafites em Tela “Homenagem a Rita Lee”

Breve descrição: Grafiteiras transformando em telas as composições de maiores sucessos de Rita Lee.

Grafiteira: Ray - Música: Balada do Loco

Em homenagem a Rita Lee, a equipe de difusão, reuniram 15 grafiteiras que tiveram como inspiração alguns dos maiores sucessos musicais da carreira da cantora. As grafiteiras, responsáveis por transpor as técnicas do graffiti, suas experiências e seu repertório cultural do muro para essas telas, foram: A Folego, Zerlô, Ana Kia, Nuvem, Bruxa, Nany Dias, ray, Fixxa, Jae Alves, Negana, Faty, Tia Bob, Anjinha, Rizka e Laís da Lama. Por questão de localidade das grafiteiras, a atividade não será executada em todas as unidades. 

Data(s): 07 de Junho às 09h | Divulgação/transmissão: (Instagram local @fabricadeculturasapopemba)

 

5.  Leitura Mediada - Dr. Alex e a Vovó Ritinha

Breve descrição: No livro: “Dr. Alex e Vovó Ritinha: Uma Aventura no Espaço”, de Rita Lee, a Rainha do Rock se transforma em fada e trata de um tema delicado para as crianças: a morte. De uma maneira leve, lúdica, colorida e criativa a autora traz reflexões profundas para pensar nessa experiência inevitável para qualquer ser vivo. A equipe da Bibliotech convida o público para a leitura do livro que foi escrito no início da pandemia e é derivado da série "Dr. Alex”, escrita por Rita entre os anos 1980 e 1990 e relançada recentemente com texto atualizado, com novas ilustrações, de Guilherme Francini, e novo projeto gráfico.

Data(s): 10 de Junho às 11h | Local: Bibliotech (Presencial)

 

6.  Encontro de Leitores: ImproRiso  Rita Lee

Breve descrição: Em homenagem a Rita Lee, propomos uma atividade de Encontro com Leitores que utilizará o teatro de improviso e as composições da musicista como suporte da atividade. A atividade de improvisação é um jogo teatral que não prevê ensaio, parte do espontâneo para criar pequenas cenas e esquetes a partir de um tema pré-estabelecido. As inspirações para os jogos serão: “onde, como e por que contar a história, os participantes poderão utilizar o corpo, objetos, dublagem, ou outras formas de comunicar que desejem”. Venha se divertir e relembrar os clássicos de Rita Lee. Utilizaremos o livro: “Jogos teatrais na sala de aula”, de Viola Spolin, e “Rita Lee: uma Autobiografia”.

Data(s): 13 de Junho às 10h  | Local: Bibliotech (Presencial)

 

7. Show musical “Rita Lee Cover”

Breve descrição: Release: “RITA LEE 75 ANOS DE ROCK” é um super show com a banda ao vivo e com sete integrantes, onde executam os maiores clássicos de Rita Lee & Roberto de Carvalho passando por uma retrospectiva musical e teatral da carreira da cantora. Durante o show serão apresentadas as réplicas de vários figurinos das épocas que marcaram os grandes sucessos de Rita e que também estiveram recentemente na exposição “Samsung Rock Exhibition Rita Lee” no MIS, em São Paulo capital, além de grande interação com o público e com os arranjos fiéis aos originais e de shows ao vivo também. Essa banda cover é ASSISTIDA e RECONHECIDA OFICIALMENTE por Rita Lee e Roberto de Carvalho e também o único grupo musical do Brasil que apresenta nos shows e espetáculos as réplicas dos figurinos originais cedidos pela própria rainha do rock. Estes figurinos e réplicas usados por Rita nas suas turnês pelo Brasil e mundo acompanham a execução dos maiores hits da cantora.

Data(s): 15 de Junho das 14h às 16h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasapopemba)

 

8.  Atividade de Criação - Amiga Ursa, uma História Triste, mas com Final Feliz

Breve descrição: O livro: “Amiga Ursa, Uma História Triste, mas com Final Feliz”, de Rita Lee, conta a história da ursa Rowena que veio parar no Brasil vítima de tráfico de animais. Durante anos, ela foi maltratada em circos e zoológicos até ser resgatada e ir para o Rancho dos Gnomos, onde vive seu tão aguardado final feliz. De maneira leve e divertida, ela aborda temas como geografia, biologia, a importância da preservação do meio ambiente – e, é claro, o respeito aos animais! Durante a leitura, o público será convidado a criar desenhos, textos e a responder às perguntas que o próprio livro traz sobre meio ambiente, flora e fauna.

Data(s): 15 de Junho às 15h | Local: Bibliotech (Presencial)

 

9. Tributo a Rita Lee “João e Giselle”

Breve descrição: Apresentação musical dos artistas da comunidade e região em homenagem a Rita Lee.

Data(s): 18 de Junho às 13h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasapopemba)

 

10. Exibição do documentário: “Um Broto Legal”. Distribuidora Pandora / Diretor: Luiz Aberto Pereira

Breve descrição: Antes de Rita Lee, Celly Campello foi a primeira dama do rock brasileiro. Nesse mês ‘especial Rita Lee”, teremos a oportunidade de conhecer a primeira dama roqueira do rock brasileiro.

Release: No final dos anos 50, a jovem Célia Campello, tem apenas 16 anos e já faz sucesso cantando na rádio da cidade. A artista que, mais tarde, ficou conhecida como Celly Campello, é considerada uma das precursoras do rock and roll no Brasil, com seus hits: “Banho de Lua” e “Estúpido Cúpido”. 

Data(s): 23 de Junho às 10h | Local: Teatro (Presencial)

 

11.Tributo a Rita Lee “Sayuri e Bruno Furquim

Breve descrição: Apresentação musical dos artistas da comunidade e região em homenagem a Rita Lee.

Data(s): 23 de Junho às 14h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasapopemba)

 

12. Apresentação Musical – Rita Lee

Breve descrição: A Orquestra de Violões está preparando uma homenagem a Rainha do Rock, Rita Lee. A artista que atravessou e marcou gerações será celebrada com uma apresentação, onde uma de suas obras terá um arranjo especial preparado pela orquestra.

Data(s): 27 de Junho às 19h30 | Divulgação/transmissão: Transmissão ao vivo (YouTube - @tvfabricas)

 

13. Seminário Cultural “Guitarrista Luiz Carlini”

Breve descrição: Guitarrista da Banda Tutti Frutti, gravou seis discos com Rita Lee além de acompanhar grandes nomes do Rock, como: Erasmo Carlos, Rita Lee, Guilherme Arantes, entre outros. No seminário, Carlini irá falar sobre o rock que viu nascer no bairro da Pompeia na casa dos Mutantes, sua consolidação nacional com Rita Lee e seus 70 anos de Rock and Roll.

Data(s): 28 de Junho às 14h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasapopemba)

 

14.  A Hora do Desenho - Pintando Ilustrações de Rita Lee

Breve descrição: A equipe de difusão irá disponibilizar para as crianças frequentadoras da Fábrica, materiais para que criem desenhos e pinturas das artes de Rita Lee.

Data(s): De terça à sexta, ao longo do mês de Junho das 09h às 17h  | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

Equipamento: Fábrica de Cultura Santos

1.  Exibição do documentário: “Um Broto Legal”. Distribuidora Pandora / Diretor: Luiz Aberto Pereira

Breve descrição: Antes de Rita Lee, Celly Campello foi a primeira dama do rock brasileiro. Nesse mês ‘especial Rita Lee”, teremos a oportunidade de conhecer a primeira dama roqueira do rock brasileiro.

Release: No final dos anos 50, a jovem Célia Campello, tem apenas 16 anos e já faz sucesso cantando na rádio da cidade. A artista que, mais tarde, ficou conhecida como Celly Campello, é considerada uma das precursoras do rock and roll no Brasil, com seus hits: “Banho de Lua” e “Estúpido Cúpido”. 

Data (s): 01 de Junho às 9h30 (Itinerante UME Ayrton Senna) / 1 e 2 de Junho às 14h (Itinerante/Presencial: UME Santista)

 

2. Encontro de Leitores – Rita Lee: uma autobiografia

Breve descrição: Neste encontro o público será convidado a mergulhar na vida e na obra de Rita Lee Jones, a rainha do rock brasileiro, que influenciou gerações através de sua música. Tendo como base o livro: “Rita Lee: uma autobiografia”, obra escrita pela cantora com base em suas memórias, a atividade esmiuçará o universo que foi Rita Lee, propondo uma escuta atenta e interpretativa de canções selecionadas.

Data(s): 06 de Junho às 10h | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

3. Tributo a Rita Lee “Luna Maria”

Breve descrição: Apresentação musical dos artistas da comunidade e região em homenagem a Rita Lee.

Release: Lua Marina é cantora, compositora, educadora musical e produtora cultural. Estudou canto popular na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim. Iniciou sua carreira profissional como cantora em 2003. Seu primeiro álbum foi “Sonho de Voar”, lançado em 2012, com canções de sua autoria, que a levou aos festivais no Brasil e no mundo, com destaque para o Festival Internacional de Jazz de Perth, na Austrália. Excursionou com a Banda Querô pela França, com quem se apresentou na 17ª edição do Festival Villes des Musiques du Munde, em Paris, na França. Em 2015, com o grupo Zigzaguiá, lançou a segunda obra de sua carreira, toda composta por canções infantis de sua autoria.

Data(s): 07 de Junho às 15h (itinerante: Colégio UME Santista) | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricasdecultura4.0santos)

 

4. Nome da Ação – Grafites em Tela “Homenagem a Rita Lee”

Breve descrição: Grafiteiras transformando em telas as composições de maiores sucessos de Rita Lee.

Grafiteira: Fixxa - Música: Ovelha Negra.

Em homenagem a Rita Lee, a equipe de difusão, reuniram 15 grafiteiras que tiveram como inspiração alguns dos maiores sucessos musicais da carreira da cantora. As grafiteiras, responsáveis por transpor as técnicas do graffiti, suas experiências e seu repertório cultural do muro para essas telas, foram: A Folego, Zerlô, Ana Kia, Nuvem, Bruxa, Nany Dias, ray, Fixxa, Jae Alves, Negana, Faty, Tia Bob, Anjinha, Rizka e Laís da Lama. Por questão de localidade das grafiteiras, a atividade não será executada em todas as unidades. 

Data(s): 07 de Junho às 13h (Itinerante: UME Santista) | Divulgação/transmissão: (Instagram local @fabricasdecultura4.0santos)

 

5.  Esse Tal de Roque Enrow (Ateliê de Teatro)

Breve descrição: A turma de Teatro da manhã embarca na proposta de criar uma célula cênica a partir da interação com a letra da música “Esse Tal de Roque”, da cantora e compositora Rita Lee. A música traduz o comportamento e a energia do Rock, conteúdo este que será abordado na construção da cena.

Data(s): 09 de Junho às 09h | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

6. Santa Rita – Jogo Proteja as Ovelhas (No Scratch)

Breve descrição: Vamos criar um jogo de obstáculos no Scratch, com o objetivo que o personagem principal escape das armadilhas. O jogo será em homenagem a cantora e compositora Rita Lee, utilizando sua música como abertura, criação de personagens apresentados em suas canções, cenários e estrutura da programação.  

Data(s): 09 de Junho às 14h | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

7.  Seminário Cultural “Guitarrista Luiz Carlini”

Breve descrição: Guitarrista da Banda Tutti Frutti, gravou seis discos com Rita Lee além de acompanhar grandes nomes do Rock, como: Erasmo Carlos, Rita Lee, Guilherme Arantes, entre outros. No seminário, Carlini irá falar sobre o rock que viu nascer no bairro da Pompeia na casa dos Mutantes, sua consolidação nacional com Rita Lee e seus 70 anos de Rock and Roll.

Data(s): 13 de Junho às 10h (Itinerante: teatro Guarany) | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricasdecultura4.0santos)

 

8. Ovelha Negra e Outros Tons

Breve descrição: A canção "Ovelha Negra" será interpretada em uma composição de voz, violão, violino e outros instrumentos que os aprendizes possuam conhecimento, convidamos as turmas de violino e viola a vivenciarem a experimentação e a ousadia clássicas da rainha do rock.

Data(s): 14 de Junho às 09h e às 14h | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

9. Teatro musical “Moça das Flores”

Breve descrição: Peça teatral com as canções de maiores sucessos de Rita Lee.

Release: Manoela é uma florista solitária, ao longo do espetáculo ela conhece pessoas que mudam o seu destino e Manoela também muda a vida de cada um que passa por ela. Um certo dia ela desaparece e a cidade fica à procura da “Moça Das Flores”.

Data(s): 14 de Junho às 10h (Itinerante: teatro Guarany) | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricasdecultura4.0santos)

 

10. Show musical “Rita Lee Cover”

Breve descrição: Release: “RITA LEE 75 ANOS DE ROCK” é um super show com a banda ao vivo e com sete integrantes, onde executam os maiores clássicos de Rita Lee & Roberto de Carvalho passando por uma retrospectiva musical e teatral da carreira da cantora. Durante o show serão apresentadas as réplicas de vários figurinos das épocas que marcaram os grandes sucessos de Rita e que também estiveram recentemente na exposição “Samsung Rock Exhibition Rita Lee” no MIS, em São Paulo capital, além de grande interação com o público e com os arranjos fiéis aos originais e de shows ao vivo também. Essa banda cover é ASSISTIDA e RECONHECIDA OFICIALMENTE por Rita Lee e Roberto de Carvalho e também o único grupo musical do Brasil que apresenta nos shows e espetáculos as réplicas dos figurinos originais cedidos pela própria rainha do rock. Estes figurinos e réplicas usados por Rita nas suas turnês pelo Brasil e mundo acompanham a execução dos maiores hits da cantora.

Data(s): 20 de Junho das 10h às 12h (Itinerante: teatro Guarany) | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricasdecultura4.0santos)

 

11. Bibliotech Pelo Bairro: Colégio Santista

Breve descrição: Tendo como referência os livros: “Amiga Ursa: Uma história triste, mas com final feliz” e “Dr. Alex e Vovó Ritinha: Uma aventura no espaço”, escritos por Rita Lee, a Bibliotech pelo bairro fará um mergulho no universo de livros infantis escritos pela rainha do rock. Esta atividade propiciará aos jovens do Colégio Santista não apenas o acesso a contos da autora, como também um contato com a vida da cantora.

Data(s): 20 e 21 de Junho às 14h | Local: UME Colégio Santista (Presencial)

 

12.  Baila Comigo e com a Cultura Maker ?!

Breve descrição: A partir da criação de desenhos, frases e outras artes interativas, inspiradas na obra de Rita Lee, os aprendizes de Maker criarão cenários convidativos e "instagramáveis", utilizando o software Inkscape e a plotter de recorte para adesivar espaços da Fábrica de Cultura 4.0 Santos.

Data(s): 23 de Junho às 10h |Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

13.  Visitando Rita Lee

Breve descrição: O Ateliê de Violão interpretará um pout-pourri de canções da icônica cantora, compositora e produtora Rita Lee.

Data(s): 29 de Junho às 14h | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

14.  A Hora do Desenho - Pintando Ilustrações de Rita Lee

Breve descrição: A equipe de difusão irá disponibilizar para as crianças frequentadoras da Fábrica, materiais para que criem desenhos e pinturas das artes de Rita Lee.

Data(s): Sextas-feiras, ao longo do mês de Junho às 14h  | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

Equipamento: Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo

1.  Atividade de Internet: Daisy Lee e Rita Jones

Breve descrição: Rita Lee inspirou mulheres do mundo inteiro a serem livres e autênticas, mas o que ninguém adivinharia é que ela também seria a inspiração para uma roqueira ficcional que saiu de um livro best-seller e ganhou série e álbum próprio. “Daisy Jones and The Six”, de Taylor Jenkins Reid é uma obra sensação em 2023 e a equipe de Bibliotech contará a história que muitas vezes se entrelaça com a de nossa querida ovelha negra.

Data(s): 03 de Junho às 11h  | Divulgação/transmissão: Publicação de vídeo (YouTube - @tvfabricas)

 

2. Tributo a Rita Lee “João e Giselle”

Breve descrição: Apresentação musical dos artistas da comunidade e região em homenagem a Rita Lee.

Data(s): 03 de Junho às 12h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasbc4.0)

 

3. Rita Lee - Exposição de arte colagem

Breve descrição: Produção de placas com arte colagem no espaço maker, a partir de imagens de Rita Lee e trechos de letras de música para serem fixadas próximas a Bibliotech.

Data(s): A partir do dia 06 de Junho das 09h às 17h | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

4. Encontro de Leitores: Ovelha Negra

Breve descrição: “Tire isso da cabeça e ponha o resto no lugar…”. Dentre muitos atributos, roqueira, revolucionária, mutante, o que tudo mais representava a eterna rainha do rock nacional foi “Ovelha Negra”, isso porque Rita Lee sempre foi uma mulher à frente de seu tempo, defendeu o uso da guitarra elétrica, eletrizou-se em seu jardim elétrico e era vista com estranheza pela sociedade. Já falava sobre ecologia quando não era moda, tornou-se vegetariana, foi ativista e realizou shows pela causa animal com espaços para adoção de cães e gatos fazendo parte do World Animal Day. Mais recentemente lançou a série de livros infantis: “Dr. Alex” e” Irmã Ursa”; abordando a consciência ecológica por entender que só as crianças podem mudar o mundo. A equipe da Bibliotech convida o público a vivenciar as ideias da “Ovelha Negra”, e a fazer parte desse rebanho que pode salvar o planeta protegendo nossa fauna e flora.

Data(s): 06 de Junho às 10h30

Divulgação/transmissão: Instagram @fabricadeculturasbc4.0 (Transmissão ao vivo) 

 

5. Aprendizes de Violão tocam “Erva Venenosa”

Breve descrição: Durante o mês de maio foi feita uma pesquisa com os(as) aprendizes sobre a trajetória musical da Rita Lee, eles(as) ouviram algumas das principais músicas da cantora e decidiram pelo aprendizado da música “Erva Venenosa”. Na apresentação irão realizar exercícios rítmicos junto ao violão para realizar as trocas de acordes e encaixar o canto simultaneamente. A turma fará uma Live apresentando a canção. 

Data(s): 08 de Junho às 15h | Divulgação/transmissão: Instagram @fabricadeculturasbc4.0 (Transmissão ao Vivo)

 

6. Grafites em Tela “Homenagem a Rita Lee”

Breve descrição: Grafiteiras transformando em telas as composições de maiores sucessos de Rita Lee.

Grafiteira: Rizka - Música: Cor de Rosa Choque

Em homenagem a Rita Lee, a equipe de difusão, reuniram 15 grafiteiras que tiveram como inspiração alguns dos maiores sucessos musicais da carreira da cantora. As grafiteiras, responsáveis por transpor as técnicas do graffiti, suas experiências e seu repertório cultural do muro para essas telas, foram: A Folego, Zerlô, Ana Kia, Nuvem, Bruxa, Nany Dias, ray, Fixxa, Jae Alves, Negana, Faty, Tia Bob, Anjinha, Rizka e Laís da Lama. Por questão de localidade das grafiteiras, a atividade não será executada em todas as unidades. 

Data(s): 10 de Junho das 09h às 17h | Divulgação/transmissão: (Instagram local @fabricadeculturasbc4.0)

 

7. Totem Musical – Rita Lee

Breve descrição: Construção de um Mini Totem Musical (Totem do Conhecimento) pelos, onde será possível ouvir uma música da cantora Rita Lee, após pressionar o botão do equipamento. Alguns Ateliês participarão desse projeto com as seguintes atividades: “Ateliê Maker: parte estrutural do projeto, construção em MDF”; Ateliê de Robótica: “parte eletrônica e lógica operacional do rádio” e Ateliê de Games: “Criação das artes e imagens”.

Data(s): 13 de Junho das 09h às 17h | Local: Bibliotech (Presencial)

 

8. Seminário Cultural “Guitarrista Luiz Carlini”

Breve descrição: Guitarrista da Banda Tutti Frutti, gravou seis discos com Rita Lee além de acompanhar grandes nomes do Rock, como: Erasmo Carlos, Rita Lee, Guilherme Arantes, entre outros. No seminário, Carlini irá falar sobre o rock que viu nascer no bairro da Pompeia na casa dos Mutantes, sua consolidação nacional com Rita Lee e seus 70 anos de Rock and Roll.

Data(s): 14 de Junho às 19h30 | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasbc4.0)

 

9.  Exibição do documentário: “Um Broto Legal”. Distribuidora Pandora / Diretor: Luiz Aberto Pereira

Breve descrição: Antes de Rita Lee, Celly Campello foi a primeira dama do rock brasileiro. Nesse mês ‘especial Rita Lee”, teremos a oportunidade de conhecer a primeira dama roqueira do rock brasileiro.

Release: No final dos anos 50, a jovem Célia Campello, tem apenas 16 anos e já faz sucesso cantando na rádio da cidade. A artista que, mais tarde, ficou conhecida como Celly Campello, é considerada uma das precursoras do rock and roll no Brasil, com seus hits: “Banho de Lua” e “Estúpido Cúpido”. 

Data(s): 15 de Junho às 14h | Local: Fábricas de Cultura (Presencial)

 

10. Dançando Rita Lee

Breve descrição: O Ateliê de Dança Contemporânea fará intervenções artísticas nas demais salas e espaços da Fábrica. As partituras coreográficas e improvisações serão realizadas com músicas do repertório da Rita Lee.

Data(s): 16 de Junho às 10h | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

11.  Tributo a Rita Lee “Mesa do Rock”

Breve descrição: Apresentação musical do trio Mesa do Rock

Release: O Trio Mesa do Rock já existe há 10 anos, e já rodou bastante por São Paulo e interior da capital, Minas Gerais, e etc. Com muita originalidade e arranjos nas canções que executam, trarão um espetáculo em homenagem a rainha Rita Lee!

Data(s): 16 de Junho das 14h às 15h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasbc4.0)

 

12.  Leitura Pública: Amiga ursa: uma história triste, mas com final feliz

Breve descrição: Rita conta a história da ursa Rowena, que se chamava Marsha e veio parar no Brasil vítima de tráfico de animais. Durante anos, ela foi maltratada em circos e zoológicos até ser resgatada e ir para o Rancho dos Gnomos, onde vive seu tão aguardado final feliz. Logo, a equipe de Bibliotech fará uma leitura de trechos desta obra, para uma apresentação de Rita Lee como escritora infantil e preocupada com as causas dos animais. 

Data(s): 17 de Junho às 15h e 30 de Junho às 15h – Presencial e Transmissão ao Vivo

Divulgação/transmissão: Instagram @fabricadeculturasbc4.0 (Transmissão ao vivo)  | Local: Bibliotech (Presencial)

 

13.  Show musical “Rita Lee Cover”

Breve descrição: Release: “RITA LEE 75 ANOS DE ROCK” é um super show com a banda ao vivo e com sete integrantes, onde executam os maiores clássicos de Rita Lee & Roberto de Carvalho passando por uma retrospectiva musical e teatral da carreira da cantora. Durante o show serão apresentadas as réplicas de vários figurinos das épocas que marcaram os grandes sucessos de Rita e que também estiveram recentemente na exposição “Samsung Rock Exhibition Rita Lee” no MIS, em São Paulo capital, além de grande interação com o público e com os arranjos fiéis aos originais e de shows ao vivo também. Essa banda cover é ASSISTIDA e RECONHECIDA OFICIALMENTE por Rita Lee e Roberto de Carvalho e também o único grupo musical do Brasil que apresenta nos shows e espetáculos as réplicas dos figurinos originais cedidos pela própria rainha do rock. Estes figurinos e réplicas usados por Rita nas suas turnês pelo Brasil e mundo acompanham a execução dos maiores hits da cantora.

Data(s): 22 de Junho das 14h às 16h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasbc4.0)

 

14.  Teatro musical “Moça das Flores”

Breve descrição: Peça teatral com as canções de maiores sucessos de Rita Lee.

Release: Manoela é uma florista solitária, ao longo do espetáculo ela conhece pessoas que mudam o seu destino e Manoela também muda a vida de cada um que passa por ela. Um certo dia ela desaparece e a cidade fica à procura da “Moça Das Flores”.

Data(s): 28 de Junho às 14h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasbc4.0)

 

15. – A Hora do Desenho - Pintando Ilustrações de Rita Lee

Breve descrição: A equipe de difusão irá disponibilizar para as crianças frequentadoras da Fábrica, materiais para que criem desenhos e pinturas das artes de Rita Lee.

Data(s): De Terça a Sexta, ao longo do mês de Junho das 09h às 17h  | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

Equipamento: Fábrica de Cultura Vila Curuçá

1.  Atividade LEEterária: A EscRITA de Rita  

Breve descrição: Conhecida como a "Rainha do rock brasileiro", Rita Lee Jones de Carvalho foi uma cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora de televisão e ativista brasileira. Mas, o que poucos sabem, é que ela também foi escritora. A equipe de Bibliotech da Fábrica de Cultura Vila Curuçá, convidará o público a conhecer o Livro: “Rita Lee: Uma autobiografia” onde a autora, escolheu as fotos, criou as legendas, decidiu a ordem das imagens, fez a capa, pensou na contracapa, nas orelhas, enfim em tudo que envolve o processo editorial. Abordaremos também outras obras presentes no nosso acervo como o “Storynhas”um divertido e inusitado encontro de Rita Lee e Laerte num livro cheio de humor e rock'n'roll; “Amiga ursa, Uma história triste, mas com final feliz” e “Dr. Alex e Vovó Ritinha: Uma aventura no espaço”. 

Data(s): 01 de Junho às 11h  | Local: Bibliotech (Presencial)

 

2.  Roda de Conversa: “TropicaLEE-a”  

Breve descrição:Os Mutantes” foi uma banda irreverente formada durante o Movimento Tropicalista, em 1966, considerada pioneira na mescla do rock and roll psicodélico com elementos musicais e temáticos brasileiros. Rita Lee, Arnaldo Baptista, e Sérgio Dias, exerciam sua própria criatividade na utilização de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, assim como era feito pelo quarteto de Liverpool, tendência naquela época. A equipe de Bibliotech da Fábrica de Cultura Vila Curuçá convida o público a conhecer como, a partir desse grupo, passou a existir uma espécie de mistura da música estrangeira com a brasileira e a adição de novas ideias, com doses de experimentalismo, que revolucionou a música nacional, inspirada no livro: “Os Mutantes, a Hora e a Vez”, de Leila Lisboa.

Data(s): 02 de Junho às 15h | Local: Bibliotech (Presencial)

 

3. Nome da Ação – Teatro musical “Moça das Flores”

Breve descrição: Peça teatral com as canções de maiores sucessos de Rita Lee.

Release: Manoela é uma florista solitária, ao longo do espetáculo ela conhece pessoas que mudam o seu destino e Manoela também muda a vida de cada um que passa por ela. Um certo dia ela desaparece e a cidade fica à procura da “Moça Das Flores”.

Data(s): 02 de Junho às 14h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturacuruca)

 

4.  Atividade de Jogo: Cante com a LEEtra

Breve descrição: Você aí “Anda meio Desligado?”, “Orra Meu!” O nome de Rita Lee está imortalizado em LEEtras de músicas de grandes compositores do Brasil. Sim, é um “Caso Sério”! Rita Lee foi feliz na música brasileira ao compor o próprio repertório e também ao ser celebrada em músicas de outros compositores. Então, “Chega Mais”, e “Baila comigo” com sua “Cor de rosa choque” e celebre “Esse tal de Roque Enrow”, venha completar a LEEtra de música nesse jogo de karaokê, porque “Agora só falta você!”.

Data(s): 03 de Junho às 15h e 08 de Junho às 11h  | Local: Bibliotech (Presencial)

 

5. Exposição Bordados e Artes “Desculpe o Auê”

Breve descrição: Os aprendizes do Ateliê de Bordados criarão bordados com frases das letras de músicas da Rita Lee assim como os aprendizes de Artes Plásticas criarão suas próprias Ritas para a Exposição: “Desculpe o Auê”.

Data(s): A partir de 06 de Junho | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

6.  Agora só falta Você

Breve descrição: Os aprendizes de Canto Coral cantarão a música: “Agora só falta você” resultando em um vídeo onde o educador explica as várias possibilidades de cantar Rita Lee em conjunto ou solo.

Data(s): 09 de Junho | Divulgação/transmissão: Publicação de Vídeo (YouTube - @tvfabricas)

 

7.  Exibição do documentário: “Um Broto Legal”. Distribuidora Pandora / Diretor: Luiz Aberto Pereira

Breve descrição: Antes de Rita Lee, Celly Campello foi a primeira dama do rock brasileiro. Nesse mês ‘especial Rita Lee”, teremos a oportunidade de conhecer a primeira dama roqueira do rock brasileiro.

Release: No final dos anos 50, a jovem Célia Campello, tem apenas 16 anos e já faz sucesso cantando na rádio da cidade. A artista que, mais tarde, ficou conhecida como Celly Campello, é considerada uma das precursoras do rock and roll no Brasil, com seus hits: “Banho de Lua” e “Estúpido Cúpido”. 

Data(s): 09 de Junho às 10h | Divulgação/transmissão: (Teatro) - Presencial

 

8. Tributo a Rita Lee “João e Giselle”

Breve descrição: Apresentação musical dos artistas da comunidade e região em homenagem a Rita Lee.

Data(s): 10 de Junho às 14h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura)

 

9.  Live Rita Lee

Breve descrição: Os aprendize de Violino, Violoncelo, Violá e Percussão irão juntos com seus educadores realizar uma live onde tocarão as músicas: “Balada do Louco”, “Mania de Você” e “Caso Sério”, de Rita Lee.

Data(s): 15 de Junho às 15h | Divulgação/transmissão: Transmissão ao Vivo (YouTube - @tvfabricas)

 

10.  Show musical “Rita Lee Cover”

Breve descrição: Release: “RITA LEE 75 ANOS DE ROCK” é um super show com a banda ao vivo e com sete integrantes, onde executam os maiores clássicos de Rita Lee & Roberto de Carvalho passando por uma retrospectiva musical e teatral da carreira da cantora. Durante o show serão apresentadas as réplicas de vários figurinos das épocas que marcaram os grandes sucessos de Rita e que também estiveram recentemente na exposição “Samsung Rock Exhibition Rita Lee” no MIS, em São Paulo capital, além de grande interação com o público e com os arranjos fiéis aos originais e de shows ao vivo também. Essa banda cover é ASSISTIDA e RECONHECIDA OFICIALMENTE por Rita Lee e Roberto de Carvalho e também o único grupo musical do Brasil que apresenta nos shows e espetáculos as réplicas dos figurinos originais cedidos pela própria rainha do rock. Estes figurinos e réplicas usados por Rita nas suas turnês pelo Brasil e mundo acompanham a execução dos maiores hits da cantora.

Data(s): 16 de Junho das 14h às 16h | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturacuruca)

 

11. Speed Paint – Criando Rita Lee

Breve descrição: Os aprendizes de Desenho e Pintura do educador Cledson Rocha criarão desenhos da Rita Lee e o processo será mostrado através de vídeo com recursos de time lapse.

Data(s): 16 de Junho | Divulgação/transmissão: Publicação de Vídeo (YouTube - @tvfabricas)

 

12. Loucos por Rita Lee

Breve descrição: Os educadores Rafael Garcia Vicole, Andreia Lamego Galindo, Henrique Azevedo Marques de Lima e Eduardo Ianelli Kirsten Santos farão uma homenagem a Rita Lee tocando e cantando as canções “Balada do Louco” e “Ovelha Negra”.

Data(s): 21 de Junho | Divulgação/transmissão: Publicação de Vídeo (YouTube - @tvfabricas)

 

13. Seminário Cultural “Guitarrista Luiz Carlini”

Breve descrição: Guitarrista da Banda Tutti Frutti, gravou seis discos com Rita Lee além de acompanhar grandes nomes do Rock, como: Erasmo Carlos, Rita Lee, Guilherme Arantes, entre outros. No seminário, Carlini irá falar sobre o rock que viu nascer no bairro da Pompeia na casa dos Mutantes, sua consolidação nacional com Rita Lee e seus 70 anos de Rock and Roll.

Data(s): 22 de Junho às 14h  | Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturacuruca)

 

14.  Homenagem a Rita Lee

Breve descrição: A equipe de Formação Cultural homenageia a Rita Lee com o vídeo “Mania de Você” onde recitarão poemas/letras de música em uma singela homenagem e esta grande artista.

Data(s): 27 de Junho | Divulgação/transmissão: Publicação de Vídeo (YouTube - @tvfabricas)

 

15.  A Hora do Desenho - Pintando Ilustrações de Rita Lee

Breve descrição: A equipe de difusão irá disponibilizar para as crianças frequentadoras da Fábrica, materiais para que criem desenhos e pinturas das artes de Rita Lee.

Data(s): De terça a sexta, ao longo do mês de junho. Das 09h às 17h  | Local: Fábrica de Cultura (Presencial)

 

 

Equipamento: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

1.  “Rita Lee: A Rainha Do Rock” com a equipe da biblioteca

Breve descrição: Em homenagem à Rita Lee uma das maiores vozes da música brasileira, que através de sua extensa obra influenciou gerações, a Biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha irá promover uma roda de conversa sobre sua trajetória como compositora, cantora, ativista e escritora. Para finalizar o encontro, haverá uma apresentação musical em celebração à nossa eterna Rainha do Rock.

Data (s): 21de junho às 14h30  | Local: Biblioteca

 

2. Laura Finocchiaro - Ideias e Sons Especial Rita Lee no Estúdios

Breve descrição: Não perca esta homenagem a Rita Lee, feita pela cantora, compositora, guitarrista e produtora musical Laura Finocchiaro. Acompanhada por Ricardo Pinoti na bateria e Gilberto Oliveira na guitarra synth e solo, Laura canta e toca guitarra para homenagear a artista que inspirou sua carreira e que fortaleceu seus passos ao longo de sua trajetória musical, assim como foi inspiração artística e de liberdade para mulheres de todo o país.

Data (s):16 de junho às 16h  | Transmissão: Youtube: @fabricadeculturasp