Fábricas de Cultura setor A comemoram Aniversário de São Paulo
* Tela: Mel Zabunov
As Fábricas de Cultura Setor A, unidades da Zona Leste e unidade São Bernardo do Campo, promovem ações especiais em comemoração aos 468 anos de São Paulo
As Fábricas de Cultura Setor A, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridas pela organização social Catavento Cultural e Educacional, comemoram os 468 anos de São Paulo com atividades especiais.
A programação será composta pela exposição presencial “A noite estrelada de São Paulo”, que fica em cartaz de 21 a 31 de janeiro de 2022, na unidade Parque Belém, e a atividade virtual “Projeto SP Versão 468”, que acontecerá no próprio dia 25 de janeiro nas redes sociais das Fábricas.
Para a exposição “A noite estrelada de São Paulo”, as Fábricas de Cultura Setor A reuniram 6 grafiteiros que retratam, dão vida e cores ao tema, que teve como referência uma das obras mais famosas do artista Vincent van Gogh: “A noite estrelada”. As telas foram produzidas nas unidades Vila Curuçá, grafiteiro Genesis; Sapopemba, grafiteiro Preto TNA; Itaim Paulista, grafiteira Afolego; Parque Belém, grafiteira Negana; Cidade Tiradentes, grafiteiro Sow e São Bernardo do Campo, grafiteira Mel Zabunov, mas ficarão em exposição na unidade Parque Belém.
O “Projeto SP Versão 468” complementa a programação especial de comemoração ao aniversário da cidade com apresentações inusitadas e versões de artistas da periferia de São Paulo para músicas já consagradas. No dia 25 de janeiro serão lançados e disponibilizados na plataforma Youtube os clipes produzidos com esses artistas nas Fábricas.
Assim, Sampa é recriada em versão piseiro por Boyzinho Rocha, Rua Augusta ganha uma pegada Reggaeton na voz de Bea Valero, Luca Jeff coloca Trem das Onze também na onda do Reggaeton, Cohab City vira uma charmosa MPB com a cantora Clara e Ronda um Power Reggae com Ailton Freitas.
BIBLIOTECAS:
Equipamento: Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Nome da Ação – Atividade de Jogo: Relíquias de Sampa
Breve descrição: No aniversário de 428 anos da cidade de São Paulo a equipe da Biblioteca de Vila Curuçá realizará um jogo parecido ao “Passa ou repassa” com curiosidades sobre relíquias que podem ser encontradas e ou visitadas na cidade de São Paulo inspiradas no site: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2021/01/7-sitios-arqueologicos-em-sao-paulo-que-valem-pena-conhecer.html
Data(s): 25 de janeiro às 15h
Local: Biblioteca (Presencial)
Nome da Ação – Encontro de Leitores: Fofocas Modernas do Século Passado
Breve descrição: Há quase um século, em 1922, acontecia no Theatro Municipal de São Paulo a Semana de Arte Moderna, momento considerado como um dos mais importantes da literatura e das artes brasileiras. Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, celebrado em 25 de janeiro, a Equipe da Biblioteca de Vila Curuçá convida o público a assistir episódios do programa Fofocas Modernas do Século Passado disponíveis no Youtube Canal TV Fábricas de Cultura e participar de um bate-papo sobre personalidades e situações relacionadas à Semana de 22. Atividade baseada no livro Movimentos Modernistas no Brasil: 1922 - 1928, de Raul Bopp, editora José Olympio.
Data(s): 25 de janeiro às 11h
Local: Biblioteca (Presencial)
Nome da Ação – Atividade de Jogo: Relíquias de Sampa
Breve descrição: No aniversário de 428 da Cidade a equipe da Biblioteca de Vila Curuçá realizará um jogo tipo Passa ou Repassa com curiosidades sobre relíquias que podem ser encontradas e ou visitadas no Estado de São Paulo Inspirado no site: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2021/01/7-sitios-arqueologicos-em-sao-paulo-que-valem-pena-conhecer.html
Data(s): 25 de janeiro às 15h
Divulgação/transmissão:
Local: Biblioteca (Presencial)
Equipamento: Fábrica de Cultura Sapopemba
Nome da Ação – Roda de Conversa – Dicas de São Paulo
Breve descrição: Para comemorar o Aniversário de São Paulo em 25 de janeiro, a equipe da Biblioteca traz uma Live recheada de dicas de toda a nossa equipe sobre a cidade de São Paulo. O que nós curtimos na nossa cidade, por onde caminhamos e experiências em lugares novos e diferentes para dividir com vocês. Ref.: https://www.melhoresdestinos.com.br/avenida-paulista.html
Data(s): 25 de Janeiro às 15h
Divulgação/transmissão: Transmissão ao Vivo (YouTube - Tv Fábricas)
Nome da Ação – Roda de Conversa – Dicas de São Paulo
Breve descrição: Para comemorar o Aniversário de São Paulo em 25 de janeiro (468 anos), a equipe da Biblioteca traz uma live recheada de dicas de toda a nossa equipe sobre a cidade de São Paulo. O que nós curtimos na nossa cidade, por onde caminhamos e experiências em lugares novos e diferentes para dividir com vocês. A transmissão ao vivo será pelo Instagram da Fábrica de Cultura Sapopemba.
Ref.: https://www.melhoresdestinos.com.br/avenida-paulista.html
Data(s): 25 de Janeiro às 15h
Divulgação/transmissão: Transmissão ao Vivo no Instagram @fabricadeculturasapopemba
Local: Biblioteca (Presencial)
Equipamento: Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Nome da Ação - Leitura Pública: Crônicas de São Paulo, um olhar Indígena.
Breve descrição: Você sabia que Butantã quer dizer “terra firme”? Daniel Munduruku apresenta em seu livro de crônicas, os significados de origem indígena dos nomes de alguns lugares de São Paulo, refletindo sobre os povos que participaram e participam da construção da cidade. Nesse encontro em celebração ao dia da cidade de São Paulo a equipe de biblioteca, convida o público a conhecer o significado da palavra e lugar Tietê, abrindo convite aos espectadores a imergir mais fundo nas demais crônicas. Leitura do capítulo “Tietê: Mãe do rio, região onde o rio alaga fecundando a terra”, recorte no livro “Crônicas de São Paulo, um olhar Indígena”, de Daniel Manduruku.
Data(s): 25 de Janeiro às 11h
Local: Biblioteca (Presencial)
Nome da Ação - Leitura Pública: Crônicas de São Paulo, um olhar Indígena
Breve descrição: Você sabia que Butantã quer dizer “terra firme”? Daniel Munduruku apresenta em seu livro de crônicas, os significados de origem indígena dos nomes de alguns lugares de São Paulo, refletindo sobre os povos que participaram e participam da construção da cidade. Nesse encontro, em celebração ao dia da cidade de São Paulo, a equipe de Biblioteca convidará o público a conhecer o significado da palavra e lugar Tietê, abrindo convite aos espectadores a imergir mais fundo nas demais crônicas. Leitura do capítulo Tietê: Mãe do rio, região onde o rio alaga fecundando a terra, recorte do livro: Crônicas de São Paulo, um olhar Indígena, de Daniel Manduruku.
Data(s): 25 de Janeiro às 11h
Local: Biblioteca (Presencial)
Equipamento: Fábrica de Cultura Parque Belém
Nome da Ação - Curta com Bate-Papo: "ENTRE RIOS" - A urbanização de São Paulo
Breve descrição: No dia 25 de janeiro, comemora-se o aniversário de 467 anos da cidade de São Paulo e, para celebrar este dia, a Biblioteca da Fábrica de Cultura do Parque Belém exibirá o documentário "Entre Rios", com direção de Caio Silva Ferraz. O documentário conta a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus rios e córregos, e fala sobre o processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se moldar como se eles não existissem. O documentário esta disponível através do YouTube no link: https://youtu.be/Xi9c_N8uFvY
Data(s): 25 de Janeiro às 11h
Local: Biblioteca (Presencial)
Equipamento: Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Nome da Ação – Atividade de Internet: Passeando Por São Paulo
Breve descrição: Para celebrar o aniversário da Cidade de São Paulo, a equipe da Biblioteca irá realizar uma atividade de internet com os participantes, mostrando a eles os pontos mais visitados por turistas através do Google Maps e usando como base o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NgWX2X8dVuw. Ficou curioso para saber o que fazer em São Paulo? Venha celebrar esse dia conosco na Biblioteca.
Data(s): 25 de Janeiro às 15h
Local: Biblioteca (Presencial)
Nome da Ação – Atividade de Internet: Passeando por São Paulo
Breve descrição: Para celebrar o aniversário da Cidade de São Paulo, a equipe da Biblioteca irá realizar uma atividade de internet com os participantes, mostrando a eles os pontos mais visitados por turistas através do Google Maps e usando como base o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NgWX2X8dVuw
Ficou curioso para saber o que fazer em São Paulo? Venha celebrar esse dia conosco na Biblioteca.
Data(s): 25 de Janeiro às 15h
Local: Biblioteca (Presencial)