Fábricas de Cultura do Governo de Estado de SP apresentam o projeto “Musicando 2021”

Publicado em

Imagem de uma pessoa tocando um violino com o logo das Fábricas e escrito "Projeto Musicando 2021"

As Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresentam nos meses de novembro e dezembro o projeto Musicando 2021. O Projeto Musicando foi criado em parceria com o Maestro Ênio Antunes com o objetivo desenvolver conjuntos musicais a partir dos trabalhos realizados com os alunos nos Ateliês de Criação e continuados nas Trilhas de Produção das unidades das Fábricas de Cultura Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes e Parque Belém.

Atualmente, o Musicando conta com uma Banda Sinfônica, uma Orquestra de Cordas e uma Orquestra de Violões. A iniciativa possui três grandes diferenciais: o fazer musical no território da zona leste; repertório de pesquisa baseado na música de concerto brasileira: “Danças e Ritmos Brasileiros”, em diálogo com a música de concerto mundial; e o desafio dos grupos serem compostos por aprendizes que estão iniciando o seu processo de aprofundamento, junto a outros que já se destacam por terem entrado em grupos e instituições de ensino profissionais de música no país e no exterior.

A residência artística dos grupos acontece aos sábados na Fábrica de Cultura Sapopemba e reúne aprendizes das demais unidades da zona leste e pode receber jovens de toda a cidade de São Paulo, que já possuam iniciação musical, para um ciclo de aprofundamento artístico.

As Fábricas de Cultura oferecem à população uma diversa e intensa programação cultural e gratuita, com cursos de música, dança, teatro, circo, artes visuais, multimeios e xadrez, além de shows musicais, sessões de cinema e bibliotecas com mais de quatro mil títulos que atraem um público diverso.  As ações de formação artístico-pedagógicas são voltadas prioritariamente as crianças e jovens, mas também atendem adultos e idosos da região, ampliando a participação e o diálogo com a comunidade em geral.

 

Confira a programação completa do Musicando 2021:

 

ORQUESTRA DE VIOLÕES das Fábricas da Zona Leste

Ensaio Aberto

https://cutt.ly/HTxSAAB

Realizado em 06/11/21

ORQUESTRA DE CORDAS das Fábricas da Zona Leste

Data: 19/11/21 – Sexta-feira às 19h.

Presencial no Teatro da Fábrica de Cultura Sapopemba

Transmissão via Youtube no canal TvFabricas

BANDA SINFÔNICA das Fábricas da Zona Leste

Data: 08/12/21 Quarta-feira às 19h.

Presencial no Teatro da Fábrica de Cultura Sapopemba

Transmissão via Youtube no canal Tvfabricas
 

REPERTÓRIOS E APRENDIZES

Confira todos os detalhes no nosso folder: www.fabricadecultura.org.br/musicando/2021/